sexta-feira, 20 de março de 2009

Resumo elaborado através da análise dos textos abaixo:

O romance regionalista de Visconde de Taunay narra a vida do sertanejo brasileiro. Escrito em fase de transição entre romantismo e realismo, o autor contempla realidades totalmente diferentes ( Pereira X Meyer).
Cirino, é um jovem rapaz, que por ter estudado farmácia por alguns anos se auto-titula médico. A convite de Pereira, um bruto sertanejo, ele vai a sua casa para tratar de sua filha Inocência, uma bela moça, que sofre de “maleitas”. O jovem casal apaixona-se de imediato.
Durante o tratamento de Inocência, hospeda-se por lá um europeu, estudante de insetos, de nome Meyer, que fica deslumbrado com a beleza da menina e ao elogia-la inocentemente, vira alvo da atenção de Pereira, que deve zelar pela integridade da filha até o dia do casamento com o homem a quem estava prometida, Manecão, um rude vaqueiro.
Com a atenção do pai voltada ao naturalista, os encontros entre Cirino e Inocência são facilitados. Mas Tico, um escravo mudo guarda-costas da moça, observa os dois juntos.
Inocência aconselha Cirino a falar com seu padrinho para que ele possa convencer seu pai a deixa-la desfazer o compromisso com Manecão.
Na ausência de Cirino, a moça encontra-se com seu noivo (obrigada pelo pai), e se recusa a ir viver com ele. Pereira e Manecão deduzem que ela esta apaixonada por Meyer e decidem mata-lo. Tico, mesmo sem falar, consegue descrever que é ao doutor que ela ama. Manecão atira duas vezes contra Cirino. O padrinho de Inocência o encontra agonizante e ele faz-o prometer-lhe que Inocência nunca se casará com Manecão.
Cirino morre, dois anos depois Inocência também vem ao óbito. Esta obra é considerada o melhor romance sertanejo do Romantismo.

9 comentários:

  1. Inocencia sofria de maleitos.O que significa maleitos?
    Se Cirino curou-a da doença,de que ela morreu e o que vocês acharam mais interessante na obra?
    Por qual motivo não citaram nada da vida do autor do livro?

    ResponderExcluir
  2. obtido? o resumo não teria sido produzido, elaborado????? gostei da foto!

    ResponderExcluir
  3. Inocência sofre de Maleitas. Que doença é essa?

    Vocês acham que o fato de o guarda-costas de Inocência ser mudo facilitou o desenrolar do romance entre ela e Cirino?Justifique sua resposta.

    Retire do texto passagens que demostrem que o romance é regionalista.

    ResponderExcluir
  4. Maleitas é o mesmo que malária.

    Achamos que não facilitou, mas contribuiu para que a trama ficasse mais interessante, pois se ele não fosse mudo tinha contado tudo logo que viu os dois juntos.

    (...)Por toda a parte, a calma da campina não arroteada: por toda a parte, a vegetação virgem, como quando aí surgiu pela primeira vez(...)

    ResponderExcluir
  5. No texto diz ''Pereira e Manecão deduzem que ela esta apaixonada por Meyer e decidem mata-lo'',afinal eles mataram ele ou foi descoberto a tempo que não era ele o amor de Inocência?

    ResponderExcluir
  6. Porque inocencia é considerada a obra mais importante do romantismo?

    ResponderExcluir
  7. O personagem principal da obra se modifica ao longo da narrativa?

    ResponderExcluir