sexta-feira, 10 de abril de 2009

Análise final

Alfredo d’EscragnolleTaunay (1843-1899), Visconde de Taunay, como é conhecido, exerceu a carreira de militar e formou a expedição de Mato Grosso para lutar na Guerra do Paraguai (1865-1870), em que o Brasil, Argentina e Uruguai se uniram para lutar contra o Paraguai por causas políticas, econômicas e territoriais, e também na época em que a obra foi escrita, iniciava-se o processo lento e gradual da abolição da escravatura, era aprovada a Lei do Ventre Livre, onde todos os escravos que nascessem à partir daquela época estaria “livre” da escravidão brasileira.
A condição de militar colaborou muito para a criação das obras de Taunay, pois em suas inúmeras viagens, ele adquiriu um vasto conhecimento sobre muitos lugares e, principalmente, o sertão brasileiro, conhecimento que pode ser comprovado com facilidade na descrição do cenário da obra Inocência.
“...Se falham essas chuvas vivificadoras, então, por muitos e muitos meses, ai ficam aquelas campinas, devastadas pelo fogo, lugubrimente iluminadas por avermelhados clarões sem uma sombra, um sorriso, uma esperança de vida, com todas as suas opulências e verdejantes pimpolhos ocultos, como que raladas de dor e mudo desespero por não poderem ostentar as riquezas e galas encerradas no ubertoso seio...” Trecho retirado do livro Inocência de Visconde de Taunay.
O romance Inocência (1872) pertence à escola romântica e por isso traz em seu enredo, características como: o amor incondicional, a supervalorização da natureza e a linguagem regionalista, porém foi escrito em fase de transição para o realismo, trazendo assim algumas características realistas como: a brutalidade do sertão.
Inocência é considerada o melhor romance regionalista do Romantismo, pois o autor soube equilibrar vários pontos opostos: na trama, há oscilação entre ficção e realidade, linguagem culta e regionalista, compara-se também os valores de um simples sertanejo brasileiro e um culto europeu.
Além de Inocência Taunay deixou varias outras obras: são romances, contos, peças de teatro, diários de guerra etc...

5 comentários:

  1. Coisa querida! se dedicando ao blog em pleno feriado...o que é a livre e espontânea pressão da professora de literatura, né?!

    ResponderExcluir
  2. Relembrando: A Webgincana completará a avaliação do primeiro trimestre e seu “peso” é 10. Os alunos que não alcançarem a nota mínima exigida (6,0) poderão responder mais cinco questões sobre o mesmo assunto como forma de recuperação da aprendizagem. O projeto da atividade já está aprovado pela Supervisão da escola e arquivado naquele setor, de modo que aja um embasamento teórico-metodológico para a realização das ações previstas.

    Os grupos formados em cada turma devem ser comunicados à professora nas aulas dos dias 13 e 14 de abril (respectivamente pelas turmas 301 e 302). Podem ser os mesmos grupos do projeto “Bom de prosa” ou da atividade sobre poesia ou ainda outros grupos formados conforme as identificações pessoais. Seria interessante que fossem os grupos do projeto “Bom de prosa” porque, neste caso, vocês postariam as respostas pelos blogs já construídos, mas nada invalida a formação de outros grupos.
    A primeira questão já foi publicada e a resposta deve ser postada, neste blog, até o dia 15. Em seguida, estará disponível a questão seguinte, cuja resposta deverá ser apresentada até o dia 18 de abril, sábado! E, assim, sucessivamente...

    Atenção: algumas questões poderão exigir tarefas a serem cumpridas em aula, portanto, preste atenção a cada enunciado e o que, de fato, está “sendo pedido” pela professora.

    Uma dica importante: depois do Romantismo, do Realismo, do Naturalismo, do Parnasianismo e do Simbolismo, no início do século XX, inicia-se uma nova fase na literatura brasileira e esta fase será objeto de nossos estudos, logo...as perguntas versarão sobre o referido período.

    Não esqueça: a resposta para cada pergunta publicada terá uma data marcada para ser postada, respostas postadas posteriormente serão invalidadas.

    ResponderExcluir
  3. - A atividade de revisão dos conteúdos proposta sob a forma de blogs já está encerrada. Não precisa mais postar respostas ou fazer comentários nos demais blogs, porque a avaliação considerará apenas as postagens feitas até o dia 13 de abril.

    - Na proposta da Webgincana, em momento algum, cogitou-se a possibilidade de correções das respostas dadas, logo, não existe necessidade de enviar emails ou comentários alterando as respostas, eles não serão considerados. Observe as datas de postagem e envie seu comentário ou email naquelas datas especificadas, após ter certeza da resposta que o grupo quer apresentar..

    ResponderExcluir
  4. Olá ,gostei muito de tudo eu acabei de fazer um blog sobre as desilusões do amor contando a minha história visite e dê a sua opinião,é muito importante para mim ,obrigada! http://desabafodeumasonhadora.blogspot.com/

    ResponderExcluir