quarta-feira, 18 de março de 2009

Resumo do livro didático

Taunay
O interior do Brasil, com seus tipos humanos característicos e suas rígidas normas de comportamento social e familiar , constituiu uma fonte de grande interesse para os escritores românticos, que , na verdade, abriram o filão do romance sertanejo para a nossa literatura. A obra Inocência, de Alfredo d’Escragnolle Taunay (1843-1899), é considerada o melhor romance sertanejo do Romantismo.
Taunay deixou uma obra extensa, composta de romances, contos, peças de teatro, memórias etc. Seus principais livros são: Inocência(1872) e A Retirada da Laguna (1874, diário de guerra).
O romance Inocência trascorre no ambiente rústico do interior do Mato Grosso. A jovem Inocência apaixona-se por Cirino, curandeiro ambulante que passava por médico e fora levado a sua casa pelo pai, Pereira, um mineiro rude, para tratar da saúde dela. Cirino é o primeiro homem a despertar-lhe realmente as emoções do amor, criando nela uma grande nela uma grande perturbação íntima, pois estava prometida ao rude vaqueiro Manecão.
Além de Cirino, encontra-se na casa de Pereira um naturalista, alemão, Meyer, que estava no Brasil á procura de espécies de borboletas. Desconhecendo os preconceitos que marcavam a vida familiar sertaneja, Meyer não esconde sua admiração pela beleza de Inocência. Isso preocupa Pereira, que passa o vigiá-lo constantemente dando oportunidade a Cirino de comunicar-se mais facilmente com a moça.
Com a partida de Meyer, as coisas se complicam, aumentando o medo de Inocência, que teme uma reação violenta do pai caso venha saber do romance. A jovem instrui Cirino a procurar seu para que ele convença Pereira a concordar com o rompimento do compromisso com Manecão. Na ausência de Cirino, porém, o idílio é descoberto por Tico, um anão que espreitava continuamente Inocência. Manecão persegue Cirino e o mata. Algum tempo depois morre Inocência.

Texto extraído do livro: Português, de Leila Lauar Sarmento e Douglas Tufano.

4 comentários:

  1. 1. O autor quis reproduzir certas peculiaridades da fala regional. Isso ocorre na fala do narrador ou dos personagens?

    2. Que características românticas apresentão o problema familiar enfrentado por Inocência?

    3. Logo depois que Manecão mata Cirino, Inocência morre. Qual a causa de sua morte?

    ResponderExcluir
  2. Características: Linguagem regionalista, exaltação da natureza, sofrimento etc
    Tema: amor verdadeiro e incondicional.

    ResponderExcluir
  3. Dos personagens (...ora filhinha do meu coração, não se CANHE: é preciso...)

    O sofrimento amoroso e o escapismo.

    Inocência morre tempos depois(não foi especificada a causa da morte).

    ResponderExcluir